sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Exponor impede distribuição do jornal Mobiliário em Notícia

Até ao próximo sábado está a decorrer a Fimap Ferralia 2008, feira de maquinaria e acessórios para a indústria da madeira.

O certame é bienal (!) e normalmente atrai a visita de profissionais ligados ao mobiliário.

É habitual, por isso, o jornal Mobiliário em Notícia distribuir lá a edição que sai para as bancas no arranque do certame.

O que não é habitual nem normal é que a distribuição seja proibida pela direcção da Exponor. Porque é que isso acontece? Não sei, mas tenho algumas ideias.

É curioso, por exemplo, que esta censura bacoca surja na mesma altura em que o jornal (que merece todo o nosso respeito) lança uma notícia sobre o Movimento Pelo Futuro do Mobiliário.


O que defendo, sem me alongar, é que acima de tudo o sector não pode perder a sua integridade. Não podemos entrar neste terreno obscuro e à moda da Sicília.

Vivemos na Era da informação e só por desespero é que se pode agir desta forma. Impedir um órgão de comunicação social, ainda para mais especializado no sector, de levar o seu trabalho aos empresários é um atentado ao bom senso e à seriedade. Se fosse a primeira vez que o jornal tomasse essa prática seria um pouco menos ilógico, agora assim só pode ser interpretado como um acto de pudor e proteccionismo.

Depois de tantas notícias que têm saído no jornal, este é mais um contributo para a imagem decrépita que estes dirigentes começam a ostentar.

Abílio Faria, FARIMÓVEL

8 comentários:

Kit Mãos-Livres disse...

Nos tempos da "outra senhora" é que a censura impedia a imprensa de dizer as verdades.

Voltámos a esse tempo?

Muebles de Portugal disse...

O respeito que a Exponor tem pelo Mobiliário em Notícia, é o mesmo que tem para com os expositores: ou seja, nenhum!

Alexandra Castro (ACB Interiores

jose dias disse...

Esta atitude (represália) só vem demonstrar que a direcção da exponor está amedrontada (no meu ver com razão). O risco que correm ao quererem levar por diante a Exporthome 2009 é sem dúvida elevadíssimo, senão vejamos:
- uma grande fatia de empresários não estarão nessa feira ( substituir esse espaço com o quê?).
- no caso da sua realizão e esta ser um fracasso (o mais certo)quem vai responder aos seus associados.
Já se notou que temos empresários activos e que na hora da responsabilização alguém terá que dar a cara (mais um motivo de medo?!)
Uma coisa é certa, esta atitude de virar as costas a toda gente é de uma irresponsabilidade extrema porque o sector é que mais vai sentir na pele as asneiras destes senhores......até um dia.

Orlando Castro disse...

A posição do "Movimento pelo Futuro do Mobiliário" foi publicada no jornal Mobiliário em Notícia. Reagindo a esse facto, a rapaziada da Exponor decidiu proibir a distribuição habitual do jornal no certame Fimap/Ferralia 2008.

Não creio que o jornal em questão esteja muito preocupado, mesmo sabendo que a rapaziada imberbe poderá ter pensado, ao estilo dos manuais estalinistas, confiscar os jornais usando, quem sabe, alguém com farda.

É, contudo, um grave e mau exemplo de quem (a Exponor) terá adquirido os direitos consuetudinários sobre a verdade mas que, certamente por tacanhez ou desonestidade intelectual, não reparou que o prazo de validade desses direitos já caducou há pelo menos 34 anos.

Texto completo em http://altohama.blogspot.com

Unknown disse...

Impressionante a postura do Mobiliário em Notícia. Não têm o apoio de ninguém além dos anunciantes, mas ninguém lhes põe a pata em cima.

Abilio Faria disse...

Meu caro Unissos caso ainda não tenha reparado o mobiliario em noticia não existe para se servir mas sim para servir o sector do mobiliário, coisa que nem as associaçoes do sector são capazes de fazer, mas é de louvar o trabalho desenvolvido por estes senhores e senhoras ligados ao jornal, porque mesmo sabendo que ao ser realista e publicar as noticias de uma forma imparcial não iria faltar quem lhe quizesse "por a pata em cima", como tem vindo a ser panagio nestes ultimos tempos, quando alguem defende a dignidade de algo e que se recusa a ir contra os seus principios, Tem de se po essa pedra fora do sapato.

Mas a força e a dignidade deste jornal vai muito mais alem de tudo e todos e penso que está mais do que na altura de se passar para um novo episodio no sector, para isso basta coragem .

Vamos ver até onde se vai deixar ir estes senhores que pensam muito pouco alem do seu...

...Pelo Futuro do Mobiliario

Unknown disse...

Caro Abílio Faria,

Visivelmente, não me fiz entender. Quando me referi ao jornal Mobiliário em Notícia, pretendia que o meu comentário fosse interpretado como um elogio ao trabalho louvável que tem feito em prol do sector do mobiliário. Lamento não ter conseguido traduzir a minha intenção por palavas, o que levou a uma má interpretação.

Comungo da sua opinião sobre este jornal e saúdo-o por manter a sua imparcialidade e o seu persurso, independentemente das injustiças a que tem sido sujeito.

Saudações e parabéns pelo Blog

Unknown disse...

Ainda a tempo:

Quanto a servir o sector versus servir-se dele, não quero confundir o Mobiliário em Notícia com algumas pessoas que vão para as associações à procura de "simples" beneficios pessoais.

Você - e todos - sabemos do que eu estou a falar, não é verdade?